XXII Marcha dos Prefeitos- A luta por mais recursos para os municípios

XXII Marcha dos Prefeitos- A luta por mais recursos para os municípios

Por Railson Useda Pinho

Especialista em Licitações e Contratos Administrativos e sócio da TreineCap

A 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve uma participação massiva dos prefeitos do Brasil. Somente da Bahia, mais de 270 prefeitos compareceram ao evento. Nesta marcha anual, os chefes do Executivo Municipal procuram trazer melhorias para os seus municípios.

E neste ano a pauta de reivindicações incluiu a luta pela elevação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a atualização dos valores dos programas federais nos municípios. Pois a desatualização destes valores já dura mais de dez anos.

Realmente, há muito tempo não há uma correção monetária e faz-se necessário um incremento de recursos para estes municípios. Esta situação acaba afetando de forma bem drástica a saúde financeira das prefeituras.

E esta realidade impacta na atuação dos institutos e empresas cujo foco é a capacitação de agentes públicos, como a TreineCap. Muitas vezes os servidores não passam por processos de qualificação devido à escassez de recursos públicos.

Certamente o atendimento às demandas dos gestores que realizaram a marcha terá como uma de suas consequências a geração de mais verbas para a capacitação dos servidores.

Portanto, e também na defesa de melhores serviços públicos para a população (que, afinal, vive nos municípios) estamos na torcida para que as reivindicações dos prefeitos sejam atendidas. O Governo Federal se mostrou sensibilizado às demandas dos gestores e estamos com uma expectativa muito positiva neste sentido.

E tivemos a oportunidade de ter acesso e contato inicial com representantes de associações de prefeitos de outros estados com o objetivo de expandir o público da TreineCap, que já tem uma parceria com a União de Municípios da Bahia (UPB). Aliás, a UPB contou com um lindo estande na marcha e teve participação de destaque no evento. E a notícia alvissareira é a parceria que a TreineCap está firmando com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

Enfim, um evento muito importante para a ampliação do networking da nossa empresa. Até 2020!

XXII Marcha dos Prefeitos- A luta por mais recursos para os municípios

You May Also Like