Curso ministrado pela TreineCap ensinou como evitar erros em obras públicas

Um dos grandes desafios atuais encontrados na condução das obras públicas é a conclusão dos empreendimentos nos parâmetros previstos. Para sanar e prevenir esses problemas, a TreineCap ofertou ontem (4) e hoje (5) o curso “Obra públicas: 100 Erros. Conhecer os Cem Erros Para Realizar Uma Obra Sem Erros”. As aulas ocorreram na sala 309 da Torre Nova York, localizada no Edifício CEO Salvador Shopping.

O trocadilho é proposital, explica o facilitador do curso, Cláudio Sarian Altounian. Ele é auditor e dirigente do Tribunal de Contas da União (TCU).
“A proposta do curso é indicar os principais erros que acontecem nas obras públicas, suas causas e soluções.  Em suma, eu relacionei cem erros e sinalizo para o aluno conhecê-los e assim executar uma obra sem erros”, afirmou.

“Eu tabulei esses erros baseado em diversos acórdãos do TCU e decisões da Controladoria Geral da União (CGU) e procurei demonstrar durante o curso como evitar esses problemas. Espero que os alunos tenham saído daqui cientes das irregularidades para não acontecerem esses casos no cotidiano do seu trabalho”, frisou.

“O objetivo da TreineCap foi capacitar os servidores responsáveis, direta ou indiretamente, pela licitação e contratação de obras públicas para assumir um papel de destaque na condução de empreendimentos que apresentam, em regra, elevada complexidade e consumo de vultosos recursos”, afirmou Daniela Novais Usêda Pinho, profissional com vasta experiência nas áreas Administrativa, de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento e sócia da TreineCap.

Segundo ela, para o êxito dessa tarefa é fundamental que os potenciais erros sejam previstos e conhecidos para a adoção de medidas corretivas tempestivas. Técnicos e consultores da iniciativa privada envolvidos com o tema também foram um dos públicos-alvo do curso.

Um dos alunos, o advogado José Lucas Souza Soares, pontuou que “na medida em que presto assessoria técnica, o curso é muito importante para evitar erros comuns nas fases de análise interna e externa dos processos licitatórios. Estive aqui para sanar algumas dúvidas e assim exercer a minha profissão com mais segurança”.

O facilitador

Cláudio Sarian Altounian é engenheiro e advogado. Dirigente do TCU há 18 anos, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob por oito anos.

Ocupou ainda a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU.

Ele é autor dos livros: OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO (Editora Fórum, 2016, 5ª edição) e O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA (Editora Fórum, 2014, 2ª edição); e GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL (Editora Fórum, 2018, 3ª edição).
Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Contas Especial”, e “Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas”.

Atuou, por mais de dez anos, no setor privado como engenheiro responsável pela execução, planejamento e orçamento de prédios residenciais, shopping centers, obras industriais e rodoviárias. Professor de cursos na área de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de contratos”; “Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.

Ascom TreineCap

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